Atuação

Responsabilidade socioambiental define-se como um compromisso permanente de ações voltadas à sustentabilidade. Pode ser entendido também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas, organizações diversas e sociedade, que tem por objetivo promover a inclusão social e a conservação do meio ambiente.

Por meio deste compromisso, significa que um novo conceito de desenvolvimento precisa ser adotado, agora ponderando os impactos sociais e ambientais que o modo de produção corporativo e o padrão de consumo vigente da sociedade podem acarretar.

Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum), também conhecido como Relatório de Brundtland, apresentou o termo Sustentabilidade e o definiu como o processo de desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

A partir daí, a Sustentabilidade se tornou algo presente, pelo menos na pauta de discussão de empresas, organizações, escolas, veículos de comunicação e até nas igrejas. Pois além de envolver as atividades produtivas, engloba o cuidado com o meio ambiente e com a sociedade – tripé base da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).

A atuação do Ministério do Sustentabilidade Socioambiental tem como foco os seguintes ações:

– Conscientizar e sensibilizar quanto ao uso responsável dos recursos naturais

– Minimizar a geração de resíduos (lixo domiciliar e organizacional)

– Reduzir os impactos de poluição

– Contribuir para o trabalho de reflorestamento

– Promover à reflexão quanto ao padrão de consumo atual

– Implantar ações de eficência energética

– Elaborar projetos de educação ambiental

– Compartilhar informações que contribua para o crescimento da responsabilidade socioambiental de cada um e da sociedade.

A proposta do Ministério é realizar o trabalho de forma sistematizada e contribuir de forma efetiva com os seus projetos.

Anúncios

1 Comentário Add your own

  • 1. obed lopes  |  20/04/2011 às 16:53

    acho muito interessante a igreja do Senhor se preocupar com ecologia,mas nunca devemos perder o nosso foco(almas)conheci o pr Elí em Santarem-PA a nossa realidade por aqui é bem diferente de vcs aí de SP,moro em Marabá-PA sou visitante assiduo da libernet,como batista tbm que sou nao existe por aqui nada em relaçao a ecologia,nem se fala nisto,talvez este assunto soará estranho em nossas igrejas por aqui.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: