Ecoliber na RIO+20 com as Igrejas Ecocidadãs

26/06/2012 at 21:39 Deixe um comentário

O maior encontro mundial sobre desenvolvimento sustentável contou com a participação de um grupo de cristãos evangélicos dispostos a trabalhar para reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente. Formado desde o início do ano, o grupo estruturou o movimento “Igrejas Ecocidadãs”, uma iniciativa de várias organizações, entre elas a Tearfund BrasilA Rocha Brasil, que tinha como objetivo envolver a igreja evangélica na Rio+20. Entretanto, vale ressaltar que a missão principal do movimento é informar e envolver as igrejas nas discussões socioambientais.

A Igreja Batista da Liberdade, por meio do seu Ministério de Sustentabilidade Socioambiental (Ecoliber) vem participando das ações do movimento deste o início do processo. A atual líder do Ministério, Silvana Grandi, tem um grande potencial articulador e se mostra altamente comprometida com os planos e as ações da iniciativa. “O Ecoliber tem participado de praticamente todas as ações do movimento Igrejas Ecocidadãs. Em alguns momentos podemos auxiliar compartilhando nossa visão e experiência, em outros aprendemos, e muito, por meio da ação e do conhecimento de outras igrejas e organizações”, comenta.

Para acompanhar de perto as discussões da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e participar das ações e eventos evangélicos organizados especialmente para a ocasião, Silvana Grandi viajou  para o Rio de Janeiro este mês. “Creio que o Ecoliber tem um papel fundamental na conscientização e no despertar de novos hábitos e atitudes entre os cristãos. Estamos buscando formas de envolver as pessoas e disseminar os valores socioambientais”, relata.

Envolvida na maioria das ações organizadas durante a Conferência, a líder conheceu outros atores cristãos, personalidades, representantes de organizações e diversos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos. Ela faz uma avaliação muito positiva da atuação das igrejas e do movimento na Rio+20 e nos conta que o trabalho ainda vai continuar e cada vez mais intenso. “Há muita coisa a ser feita. Sinto que este é o meu chamado: como cristã zelar pela Criação de Deus a fim de que todos, sobretudo as próximas gerações, possam usufruir de todo o bem da natureza”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Resultados da Rio+20

Apesar das inúmeras contribuições, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi considerado por cientistas, analistas e movimentos socioambientais. O texto não trouxe previsão de recursos ou financiamento para fazer as mudanças necessárias para um desenvolvimento sustentável nem apresenta metas concretas. No entanto, a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, declarou que o trabalho prático em cima do documento aprovado começará imediatamente. “Temos sim métodos e prazos a serem cumpridos até completarmos o processo, que serão consolidados em 2014 ou 2015″, disse ela.

Quem quiser conferir o documento final completo, intitulado “The Future We Want” (O futuro que queremos), acesse a página oficial da Conferência. Ele está disposnível para download  em Inglês, Espanhol, Francês, Chinês e Árabe.

http://www.uncsd2012.org/thefuturewewant.html

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , .

Comitê Paulista das Igrejas Eco-cidadãs pretende colaborar com a Virada Sustentável 2012 Ecoliber e Melhor Idade Juntos Construindo um Mundo Melhor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Contato

Calendário

Junho 2012
T Q Q S S D S
« Maio   Set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Videos

. . .

%d bloggers like this: