Ecoliber inicia o projeto de coleta seletiva na igreja

12/05/2011 at 03:51 Deixe um comentário

A Igreja Batista da Liberdade, com a ajuda do Ecoliber, ministério de sustentabilidade socioambiental, dará início ao projeto de coleta seletiva e destinação adequada de seus resíduos recicláveis, antecipando as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada recentemente.

Depois de uma ampla pesquisa e muita discussão, foi realizada a primeira ação do projeto: uma palestra para os funcionários e colaboradores que trabalham na instituição. O ministério entende que é preciso, antes de tudo, envolver as pessoas que serão as principais responsáveis para o sucesso da iniciativa.

O primeiro treinamento aconteceu na última quinta-feira, dia 5 de maio, pelo engenheiro ambiental David Souza Rocha, membro do Ecoliber. Para ele, a primeira coisa importante é fazer as pessoas mudarem o conceito do lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil, mas sim como matéria-prima capaz de gerar emprego e renda para muitas pessoas.

David falou sobre o esgotamento dos recursos naturais, reciclagem, a situação dos aterros sanitários e sobre os pontos principais do projeto de coleta seletiva. O administrador geral da Liber, Francisco Carlos Rissatto, participou da ação e ficou bastante animado. “O que o Ecoliber está sugerindo não é algo complicado, só necessita de um pouco de força de vontade e disposição para colaborar”, comenta.

Esta foi a primeira vez que o Ecoliber teve contato com os funcionários da igreja. David também ficou bastante entusiasmado com a receptividade e o interesse dos participantes. “Percebi que o tema despertou interesse e preocupação em relação ao meio ambiente, acredito que a implantação da coleta seletiva na Liber será um sucesso, declara.

De acordo com o engenheiro, em breve será discutido a questão da água e da energia para, posteriormente, iniciar a conscientização do consumo responsável desses recursos tão importantes.

Informe-se:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Pela lei, os governos municipais e estaduais têm dois anos de prazo para a elaboração de um plano de resíduos sólidos. Já a partir do segundo semestre de 2012, todas as cidades brasileiras deverão seguir regras determinadas pelo governo federal para o descarte adequado de produtos como eletroeletrônicos, remédios, lubrificantes, lâmpadas, embalagens e outros. (Fonte: Agência Brasil)

 http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs

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