Pesquisa demonstra que fiéis desejam aprender mais sobre meio ambiente

30/03/2011 at 23:35 1 comentário

O Ecoliber aplicou, no mês passado, uma pesquisa para detectar o grau de envolvimento e preocupação dos membros da igreja com o meio ambiente. Apesar do retorno ter sido abaixo do esperado, apenas 12% das pessoas responderam, o conteúdo apresentado nos formulários foi bastante rico e criativo.

De acordo com as respostas recebidas, a maioria das pessoas que participaram (47%) estão na faixa dos 35 e 59 anos. A menor adesão foi dos adolescentes, com idade entre 11e 17 anos (4,9%). No entanto, quase 90% das pessoas respondeu que possuem preocupação com às questões relacionadas ao meio ambiente e que, por isso, já adotam algumas atitudes ambientalmente responsáveis.

Entre as ações que já são adotadas por elas, segundo a pesquisa, está o consumo racional de água e energia elétrica. Ainda foi citado a separação do lixo reciclável e o descarte adequado de pilhas, baterias e óleo de cozinha. Na mesma pesquisa, perguntamos quais são as atitudes mais fáceis e as mais difíceis de implementar. A resposta foi:

Mais fácil: economizar água, luz e separar o lixo reciclável.
Mais desafiante: utilizar menos o automóvel e ser voluntário em ações socioambientais.

Os principais motivos apontados para o baixo envolvimento das pessoas com as questões socioambientais são a falta de informação, de esclarecimento e de conscientização. Alguns participantes declararam que gostariam de adotar novas atitudes e até mesmo incentivar outras pessoas, mas não sabem como fazer e nem por onde começar.

Quando perguntamos como a igreja pode trabalhar em defesa do meio ambiente, a resposta citada pela maioria foi: ensinando, informando, orientando e motivando. Além disso, foram sugeridas dezenas de ideias e ações para se ter uma vida mais simples, mais fraterna e solidária, em relação ao próximo e ao meio ambiente.

O Ecoliber agradece a todos que participaram desta ação. O conteúdo recebido servirá de base para o trabalho do ministério. Como agradecimento, faremos o sorteio de dois livros Ecocidadão, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Os sorteios acontecerão em um dos cultos da igreja. Aguarde o resultado!

Nosso planeta é uma rica morada oferecida por Deus. Temos que conservá-lo.  Portanto, mãos à obra!

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , .

“Carta de Niterói” declara a posição dos batistas em relação ao meio ambiente Ministério de educação cristã infantil firma parceria com o Ecoliber

1 Comentário Add your own

  • 1. vera  |  19/04/2011 às 07:31

    q pesquisa foi essa?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Contato

Calendário

Março 2011
T Q Q S S D S
« Fev   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Videos

. . .

%d bloggers like this: