Especialista em ecologia apresenta e discute algumas questões com a equipe Ecoliber

28/08/2010 at 21:09 Deixe um comentário

Martiniana Vieira é química, mestre em Ecologia e especialista em Ecologia de Ambientes Marinhos. Atualmente, trabalha como pesquisadora científica no Instituto Biológico, na área de proteção ambiental. Além disso, ela coordena uma equipe multidisciplinar que trata da questão do gerenciamento de resíduos da instituição, e está ligada ao sistema de gestão da qualidade institucional, que envolve também os conceitos de reciclagem.

Convidada pelo Ecoliber para apresentar e discutir alguns aspectos práticos que envolvem a sustentabilidade, Martiniana fez questão de ressaltar antes de qualquer coisa que é nosso papel preservar o que Deus nos deixou como lar, ou seja, o planeta Terra. Segundo a especialista, seu interesse na área começou quando ela começou a estudar Ecologia e percebeu o quanto é grande e maravilhosa toda a criação de Deus.  “Tudo na natureza funciona de uma forma perfeita, seguindo leis que podem ser aplicadas para qualquer sistema vivo. Somente Deus poderia criar um sistema tão complexo e ao mesmo tempo tão maravilhoso”, conta entusiasmada.

Ela abriu a discussão chamando a atenção para o nosso atual hábito de consumo. Em sua opinião, estamos consumindo cada vez mais bens, serviços e produtos que geram uma quantidade significativa de resíduos, dos mais diversos tipos. A maior parte desse material descartado provoca grande impacto no meio ambiente e está causando graves consequências para os seres humanos.

Uma das soluções apontadas pela profissional é conscientizar as pessoas e estimular atitudes que minimizem o problema. “Precisamos desenvolver hábitos de consumo sustentáveis. No momento de uma compra ou do uso de um produto ou serviço, por exemplo, é necessário refletir sobre a real necessidade daquela aquisição, depois se deve escolher o que melhor atende aos parâmetros socioambientais”, explica.

 
Martiniana discutiu com a equipe sobre a dificuldade de levar as pessoas à mudança, à aquisição de novos hábitos, à consciência dos impactos de suas ações e à percepção de que todos nós fazemos parte de um mesmo ambiente. Por isso, ela sugeriu que a igreja mantivesse um fluxo contínuo de informações por meio de palestras, boletins, vídeos, jornal de circulação interna, favorecendo assim uma mudança de pensamento. “É necessário levar o conhecimento até as pessoas e envolvê-las no trabalho prático diário”, sugere a especialista. 

Entre outros desafios a ser enfrentado para a mudança de paradigma está a falta de conhecimento sobre o assunto. Para Martiniana, é imprescindível conhecer bem conceitos, legislações, fluxo de documentos, formas de estabelecer parcerias etc. Outro ponto destacado foi a forma de conduzir o trabalho. Em primeiro lugar, é necessário elaborar um projeto. A iniciativa deve ser viável e compatível com os recursos financeiros disponíveis.

A especialista deu algumas dicas para obter um bom resultado: pesquisar, fazer entrevistas, dimensionar bem o projeto, avaliar os custos, capacitar a equipe, estabelecer um cronograma de trabalho e desenvolver um fluxo de atividades que todos possam entender e cumprir, tendo em mente, e muito claro, o resultado que se deseja alcançar. “No final, podem ter certeza, é uma recompensa preciosa entregar para Deus e à sociedade o fruto de um trabalho”, declara.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Grupo Ecoliber é apresentado para a comunidade da igreja Consultor ambiental faz palestra “Destinação dos resíduos sólidos” para equipe Ecoliber

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Contato

Calendário

Agosto 2010
T Q Q S S D S
« Maio   Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Videos

. . .

%d bloggers like this: